quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Chefinho na feira de orgânicos do Ibirapuera



Para valorizar o ato de cozinhar, o Slow Food, o Instituto Kairós e os feirantes convidam, a cada mês, um Chef de Cozinha para participar da Feira de Orgânicos no Modelódromo do Ibirapuera. O evento “Chef na Feira” integra as ações de Segurança Alimentar e Nutricional implementadas na Feira e que contam com o apoio da Supervisão Geral de Abastecimento/Sec do Trabalho, da Sec de Esportes e Lazer do Município e de outras entidades apoiadoras.

Este ano na véspera do dia das Crianças, no dia 11 de outubro, resolvemos fazer uma atividade diferente e especial. Com objetivo de sensibilizar crianças e adultos ao consumo de orgânicos promoveremos a vivência de 4 etapas da cadeia de cultivo com apoio e orientação da Sabor da Fazenda (produtora de mudas orgânicas da zona norte da cidade que tem banca na Feira), comercialização (na mini banca) até o preparo do alimento e consumo(degustação) em três bancas distintas.

A atividade, que acontece entre 10 e 12 horas, poderá ser praticada por crianças que desejarem participar de pelo menos uma das etapas de cultivo, comercialização, preparo/degustação, ou aquelas crianças que preferirem somente assistir as preparações e depois degustá-las. Na banca do preparo e degustação as crianças irão aprender a preparar "sanduíches" com recheios coloridos. A degustação será oferecida por meio de vales gratuitos, distribuídos pelos feirantes para as crianças de clientes da feira. Neste dia participarão também desta ação e da visita à feira e a outras atividades do Centro Esportivo Modelódromo, cerca de 40 crianças de 09 a 15 anos da EMEF Brigadeiro Faria Lima que fica na Aclimação, uma ação promovida pela Sec de Esportes e Lazer do Município de São Paulo.

A Chef convidada para sábado, 11 de outubro, é a Betty Kövesi. Formada em fonoaudiologia, Betty ingressou na Escola Wilma Kövesi em 1991, ministrando aulas para crianças. O foco do seu trabalho é aproximar crianças e adolescentes dos processos da culinária, conscientizando sobre os benefícios de uma alimentação equilibrada. É coautora, com a chef Gabriela Martinoli, do livro infantil “Vamos pra Cozinha?”.Outros chefs ajudarão nesta ação: Adriana Vernacci, Bia Goll, Daniela Lisboa, Ellen Gallego e Henrique Nascimento.

Sobre a Feira: conta com mais de 30 barracas que vendem uma grande variedade de produtos orgânicos, entre in natura e processados (frutas, hortaliças, pães, bolos, bolachas, salgados, geleias, laticínios, derivados de soja, tortas, sorvetes, castanhas, açaí, guaraná, cacau, cereais, sucos, azeites, produtos de limpeza, cosméticos, etc). A feira é realizada pela Supervisão de Abastecimento e Sec de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo em parceria com as entidades: Instituto Kairós, AAO, ABD, ANC,Cooperapas e Slow Food.

Educação alimentar, Lazer e Recreação na feira: Além da Feira há um delicioso café da manhã orgânico. As crianças podem curtir o parquinho de pneus e as diversas modalidades de atividades oferecidas no C.E. Modelódromo do Ibirapuera. Também semanalmente são oferecidas atividades educativas de Rodas de Conversa sobre temas diversos. Link do vídeo da atividade no ano passado em parceria com o IDEC e Oxfan :http://www.youtube.com/watch?v=Qs8I0K8iXHk

Agenda dos próximos Chefs na Feira: 
22/11 (Chef Ana Tomazoni, a confirmar); 06/12 (Chef Bela Gil) e 13/12 ( Chef Adriana Vernacci comemoração do Dia do Terra Madre)

Serviço: A feira acontece todos os sábados, das 7 às 13h no C.E. Modelódromo do Ibirapuera, Rua Curitiba nº 292, Vila Clementino (próximo ao Clube Circulo Militar)

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A FEIRA: facebook.com/feira.ibirapuera

Contato da Chef Betty Kövesi - 999731557 30829151

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá que bom vc estar aqui, em que posso ajudar?

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Fonte: FOREVER YOUNG Por Sandra M. Pinto  14:51, 6 Maio 2022 Conheça-os aqui e ponha-os de lado Peito de peru processado:  Tem uma grande qu...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feiras Orgânicas