quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Feiras de orgânicos oferecem café da manhã natural em São Paulo

Fonte: G1 em 06/01/2015 06h24

No Parque da Água Branca, as 45 barracas abrem três vezes por semana.
Mapa do Idec mostra 17 feiras em todas as regiões da capital.


Para quem exagerou nas festas de fim de ano e quer começar 2015 com uma alimentação mais saudável, a cidade de São Paulo oferece diversas opções de feiras de produtos orgânicos, que têm também café da manhã. Uma das maiores, no Parque da Água Branca, Zona Oeste, está em seu 23º ano e abre às terças, sábados e domingos.

São 45 barracas com frutas, legumes e hortaliças, tudo sem agrotóxicos e com o produtor presente para explicar a origem do que é vendido. “A feira resgata a relação do ser urbano com o ser rural e elimina os intermediários”, diz Márcio Stanziani, secretário-executivo da Associação de Agricultura Orgânica (AAO). A entidade é responsável por organizar o comércio de orgânicos na Água Branca e em outros sete locais da cidade, incluindo o Parque Ibirapuera e o Shopping Villa Lobos.

Na Água Branca o café começa cedinho, às 7h, e tem clima de fazenda. Em um quiosque movimentado, os frequentadores preenchem a bandeja com chás, café, e diversas opções de sucos, pães, queijos, tortas, geleias, bolos, pastas entre outros itens (o cardápio com a origem dos produtos está disponível no site da AAO). A opção de café da manhã completo custa R$ 22, mas é possível comprar os itens separadamente.

Depois de montar o menu, é só escolher uma mesinha e desfrutar à sombra das árvores e na companhia de galos, galinhas e pavões, que circulam pelo parque.

Na hora de fazer o sacolão, os frequentadores encontram, além das verduras, diversos produtos em versão natural, sem conservantes, como ketchup, temperos, laticínios e biscoitos. No hortifrúti, as frutas mais comuns da estação são maçã, melão, melancia, manga, laranja lima, laranja valência, limão e abacate.

Para quem não consegue ir pela manhã, a feira da Água Branca abre também no fim da tarde às terças, das 16h30 as 20h30. Nesse horário, além do café, a lanchonete serve o tradicional caldo de legumes. É importante levar dinheiro, porque tanto a lanchonete, quanto parte das barracas, não aceitam cartão de crédito.

Interior do galpão onde é realizada a feira de produtos orgânicos do Parque da Água Branca (Foto: Luiz Prado/divulgação)

Mapa
Quem quiser saber os endereços e horários das feiras de orgânicos de São Paulo pode acessar o site do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), onde há um mapa com 17 opções na capital.

Serviço
Feira do Produtor Orgânico - Parque da Água Branca
Av. Francisco Matarazzo, 455 - Perdizes - São Paulo
Tel.: (11) 3875-2625
Veja o vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá que bom vc estar aqui, em que posso ajudar?

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Fonte: FOREVER YOUNG Por Sandra M. Pinto  14:51, 6 Maio 2022 Conheça-os aqui e ponha-os de lado Peito de peru processado:  Tem uma grande qu...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feiras Orgânicas