Prêmios



Artigo veiculado no Blog BioCulinária 
Vencedor do 2º Prêmio do 
Instituto Ovos Brasil de Imprensa 
  Categoria Gastronomia Digital(12/10/11)  



Toda Galinha bota ovos de ouro!

Nadia,
É com imenso prazer que o INSTITUTO OVOS BRASIL registra seu nome como a vencedora do 2º Prêmio Instituto Ovos Brasil de Imprensa na Categoria Gastronomia Digital –, com o texto Toda galinha bota ovos de ouro!, veiculado no blog BioCulinária (12/10).

Aproveitamos a oportunidade para parabenizá-la pela isenção na condução do tema, pela qualidade da informação e, principalmente, pela prestação de serviço à comunidade.

A LITERA, em nome do INSTITUTO OVOS BRASIL, convida para o jantar de confraternização de final de ano que será realizado pela Associação Paulista de Avicultura – APA, onde ocorre a cerimônia de premiação aos vencedores




ARTIGO:

14 de outubro Dia Mundial do Ovo.

A palavra OVO é um Palíndromo. Isso significa que ela pode ser lida de qualquer maneira sem mudar o sentido. Dando uma asa à nossa imaginação, creio não existir embalagem mais perfeita, eficiente e segura. Seu design é único, feito especialmente para reger o desenvolvimento de seres tão frágeis. Sua casca respira, mas não permite que seu interior seja invadido por parasitas ou mesmo pela água. Pode ser quebrada de dentro para fora generosa com a Vida que brota. Ao mesmo tempo é forte para receber choques sem se quebrar. Maleável se acomoda aos ninhos feitos de gravetos, areia e pedrinhas. É o começo de tudo, em algumas culturas simboliza o início da Vida, do Universo.

Na Culinária o Ovo tem papel importante às vezes como prato principal, às vezes como coadjuvante perfeito, que aviva a cor e acrescenta nutrientes à receita. Isso me fez lembrar um poema singelo feito por minha mãe há muitos anos em homenagem às galinhas que, entre outros animais, botam essas maravilhas da tecnologia divina.

Chama-se “Ovação às galinhas” e diz mais ou menos assim: ... Salve, salve as galinhas. Amarelas, brancas e vermelhas que enfeitam o nosso quintal. Que seria de mim sem elas, se não fossem os frutos delas, e o resto... Ah, não me lembro mais ....

Mas me lembro sempre de sua preocupação em preparar os alimentos com carinho e a exigência pelos melhores ingredientes. Esses ovos estão fresquinhos vieram da granja! A culinária é uma arte, seus cheiros e sabores podem num passe de mágica nos trazer recordações.

Um simples bolo juntava a família toda naquele afã de rapar a tigela, na algazarra ansiosa da espera, nas mães e avós que ocupadas assam a massa e colocam confeitos para deixar ainda mais bonita sua obra.

“O Vó” faz bolinho de chuva? “O Vô” pega um pra mim? E lá estavam os ovos. Anos mais tarde com saudade iremos reviver essas doces lembranças da infância. Falando em lembranças as pessoas da minha época devem se lembrar das cestas de arame em forma de galinhas onde se guardavam os ovos...

Mas, por incrível que pareça com todas as coisas positivas que falamos, temos que andar sobre ovos, agir com precaução, afinal e o colesterol?

Esse preceito oco ainda continua influenciando as pessoas. É preciso rever, reler, reter informações realmente sérias, pesquisar fontes e entender que o alimento tem a função de nutrir a vida, e não pode ser tratado como um produto de consumo, tendo como padrão de compra o preço.

Hoje em dia temos que ter uma espécie de radar quando vamos às compras, somos bombardeados pelas ofertas e apelos de marketing. Buscar qualidade devia ser o foco, tanto na compra como na dieta que se segue, esse é o nosso Ovo de Colombo. Coloca-se a culpa nos ovos, e o que dizer das gorduras hidrogenadas presentes inclusive naquela bolachinha água e sal tão utilizada nos regimes? Dos aditivos químicos dos alimentos industrializados como os famigerados salgadinhos e até mesmo nos pães com grãos saudáveis e lotados de conservantes? As verduras, frutas e legumes trazem consigo os agrotóxicos, que a mídia e profissionais de saúde não muito esclarecidos mandam lavar que sai. Chegando às carnes e ovos encontramos os promotores de crescimento. Enfim uma alimentação pobre em qualidade, em energia, mas o ovo é que leva a culpa. A saída está no velho método de plantar sem envenenar a Terra, de criar os animais respeitando seus ciclos de crescimento e sua maneira de viver.

Os animais criados pelos métodos orgânicos ciscam na terra, tem ração natural, vêem o sol, tem liberdade, crescem naturalmente. Claro que os ovos gerados serão superiores em qualidade. É assim que a missa é, cuidados na escolha, no preparo e no servir geram a qualidade e a energia do alimento, geram saúde e bem estar.

Ovo rima com povo, com novo, e não vou fazer ovo, que significa fazer mistério, esconder alguma coisa. Ingrediente perfeito em qualquer refeição. Frito, cozido ou mexido. A gemada que cura, dá afeto e aquece. Prato principal ou coadjuvante é versátil, nutritivo e proteína pura. Ovo é germe, origem, princípio. Ovo é Vida. Merecido, portanto o Dia Mundial do Ovo!

Para festejar esse dia vou passar a receita de um dos alimentos mais carinhosos que eu conheço a Gemada.

Pegue uma caneca bem bonita e coloque dentro uma gema de ovo de preferência caipira, para deixar uma cor bem amarelinha. Acrescente 2 colheres de chá de açúcar orgânico e uma pitadinha de canela em pó. Você sabia que a canela tem o poder de fazer as pessoas se olharem nos olhos?

Bata com bastante energia até que a mistura fique homogênea, cremosa e pasmem sem cheiro de ovo. Aproveite este momento para desejar felicidade à pessoa que vai ser brindada com essa delícia. Complete com leite fresco e quente e polvilhe um pouquinho de canela para enfeitar. Essa pitadinha de canela pode funcionar como a finalização do seu feitiço, um pó de pirilim pim pim que levará felicidade eterna a quem tomar a mistura. Na minha família de origem portuguesa e italiana as gemadas eram feitas com vinho do porto em vez de leite, fica muito boa também. Não é à toa que a gemada é conhecida por trazer força ao corpo e calor à alma.

Nota:
I - Quer saber mais sobre as propriedades do Ovo: acesse www.ovosbrasil.com.br
II- As palavras e frases grifadas são palíndromos como o OVO.

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Fonte: FOREVER YOUNG Por Sandra M. Pinto  14:51, 6 Maio 2022 Conheça-os aqui e ponha-os de lado Peito de peru processado:  Tem uma grande qu...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feiras Orgânicas